sábado, 25 de dezembro de 2010

Tipos de Propaganda

A propaganda pode ser conceituada como "o conjunto de técnicas e atividades de informação e persuasão destinadas a influenciar, num determinado sentido, as opiniões, os sentimentos a as atividades - do público receptor."

A propaganda moderna está presente em todos os setores da vida: econômico, social, político, religioso etc. E podemos classificá-la como:



Propaganda ideológica - trata-se de uma técnica de persuasão desenvolvida de maneira mais global e ampla do que os demais tipos. "Sua função é a de formar a maior parte das idéias e convicções dos indivíduos e, com isso, orientar todo o seu comportamento social.



Propaganda política -"de caráter mais permanente, visa difundir ideologias políticas, programas e filosofias partidárias e atuações dos governos." A propaganda política tornou-se um dos grandes fenômenos dominantes do século XX e um instrumental poderoso para a implantação do comunismo, do fascismo e do nazismo.



Propaganda eleitoral – "de utilização esporádica, objetiva conquistar votos para determinado postulante a um cargo eletivo." Os principais instrumentos das campanhas eleitorais são: pichação em muros, paredes, meio-fio e ruas asfaltadas; adesivos para automóveis, vitrines etc.; crachás; braçadeiras; camisetas e bonés; balões cativos; faixas, que constituem um material indispensável em uma campanha eleitoral; mala-direta, levando notícias do candidato ao seu eleitorado; e jornal próprio, um dos mais caros instrumentos



Propaganda governamental - é "destinada a criar, reforçar ou modificar a imagem de um determinado governo, dentro e fora de suas fronteiras." A propaganda governamental feita pelo próprio governo ou por companhias estatais - representa aproximadamente 60% do volume de propaganda veiculada no Brasil, o que demonstra a preocupação do governo (em seus três níveis: federal, estadual a municipal) com a opinião pública.



Propaganda institucional - denominada por alguns autores americanos de propaganda de relações públicas (Public Relations Advertising), a propaganda institucional é uma área onde as atividades de Relações Públicas e de Propaganda se interagem. A propaganda institucional tem por propósito preencher as necessidades legítimas da empresa, aquelas diferentes de vender um produto.



Propaganda corporativa - o Publishers Information Bureau (PIB) classifica a propaganda como corporativa quando esta preenche um ou mais destes propósitos:

1. divulgar e informar ao público as políticas, objetivos, funções e normas da companhia;

2. construir uma opinião favorável sobre a companhia, destacando a sua administração, know-how, corpo técnico, tecnologia, aperfeiçoamentos nos produtos, a sua contribuição para o progresso social e o bem-estar público; por outro lado, contrabalançar a propaganda desfavorável e as atitudes negativas, e

3. desenvolver uma imagem de confiabilidade para os investimentos em ações da companhia ou para desenvolver sua estrutura financeira.



Propaganda religiosa - como vimos, o termo propaganda já era utilizado pela Igreja Católica, criadora da Congregatio de Propaganda Fide (Congregação para a Propagação da Fé). As religiões sempre exerceram influência sobre os povos, com formas de persuasão destinadas a influenciar, em um determinado sentido, as opiniões e os sentimentos do público-alvo.



Propaganda social - é a propaganda voltada para as causas sociais: desemprego, adoção do menor, tóxicos, entre outras. Nos tempos em que vivemos, o social deve, mais do que nunca, ser a preocupação da propaganda.



Propaganda de produto - tem por objetivo divulgar um produto, levando o consumidor ao conhecimento a compra.

O responsável por sua veiculação é o produtor, isto é, o fabricante do bem.



Propaganda de serviços - procura "vender" serviços. Deve-se tomar cuidado na sua identificação, pois as empresas prestadoras de serviços praticam com bastante intensidade a propaganda institucional, que, como foi visto, tem características que a diferenciam da propaganda comercial.



Propaganda de varejo - os produtos anunciados são patrocinados pelo intermediário no caso, o varejista.



Propaganda comparativa - tema bastante controverso. Na propaganda comparativa são feitas alusões aos produtos e serviços dos concorrentes, pois o anunciante contrapõe a sua própria oferta à oferta da concorrência. Com o objetivo de demonstrar a inferioridade das mercadorias alheias em relação às suas próprias, o anunciante esforça-se por mostrar as diferenças existentes entre os seus produtos e os da concorrência.


Propaganda de promoção - divulga a Promoção de Venda através dos meios massivos: rádio, televisão, cinema, jornal, revista a outdoor.