domingo, 1 de setembro de 2013

Intervenções e Instalações Artísticas

  
  
 
 
 
A intervenção é uma prática artística influenciada pelo hibridismo e  velocidade do mundo contemporâneo. Está intimamente ligada à paisagem urbana e aos seus fluxos que passam a interessar aos artistas das últimas décadas. A importância da intervenção como procedimento estético, artístico e social está em apresentar a questão dos novos papéis esboçados para a arte, o artista, o mercado e as instituições museológicas frente à mudança de investimentos e prioridades do mundo atual. 
 
Marta Minujim. El panteon de libros. Argentina. 1983
 


Intervir significa atuar de modo a configurar uma possível reversibilidade da ação executada. Ganha espaço na sociedade atual pois indica uma forma temporária, preferível, portanto à instalação perene de um conceito, objeto, idéia, trabalho artístico. 
 
 
José Resende. Artecidadezonaleste. São Paulo. 2002
 


A intervenção aplica uma nomenclatura emprestada do terreno da Arquitetura e do Urbanismo. Aciona os limites entre objeto (material, físico) e o processo (volátil, reversível, imaterial) elementos presentes na arte contemporânea. 
 
Intervenção arquitetônica de Paulo Mendes da Rocha na Pinacoteca do Estado de SP.
 


Com a atuação cada vez mais significativa dos meios de comunicação como mecanismos de captação de imagens, sons e dados empregados pelas mídias tecnológicas, a intervenção passa a alargar seus sentidos e formatos.  
 
Krzysztof Wodiczko. The Border Projection, Part Two. Fachada do Centro Cultural Tijuana.
 


A intervenção artística é uma ação direta sobre o espaço dado como ato de questionamento, e de apelo estético preponderante. Traduz-se como quebra da estabilidade, de questionamento prático sobre o tecido dado e pronto  do espaço urbano.  O artista Christo Javacheff nos deixa colocações importantes para compreendermos a ação da Intervenção Artística. Numa entrevista a Patricia Phillips, no ano de 1990,  ele diz que: Meus projetos não são claramente esculturas “normais”(...) O trabalho é sempre removido, mas a sua presença pode permanecer.”













Fred Forest. Passeio Sociológico. São Paulo. 1973.
 
Christo Javacheff. Monumento Vittorio Emanuelle empacotado.
Milão. 1970

Seja ela de  estratégia temporal, virtualizada, multimidiática ou não, a intervenção artística recodifica a arte pela conjunção : passagem do artista + lugar + evento.













Jenny Holzer. From Arno. Bienal de Firenze, 1996-97




__________________________________________________

INSTALAÇÃO ARTÍSTICA      Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Instala%C3%A7%C3%A3o_(arte)


Uma instalação (krafts) é uma manifestação artística onde a obra é composta de elementos orgânicos em um ambiente. É uma obra de arte que só "existe" na hora da exposição, é montada na hora, e após isto é desmontada, sendo que de lembrança da mesma só ficam fotos e recordações...
Uma das possibilidades da instalação é provocar sensações: friocalorodoressom ou coisas que simplesmente chamem a atenção do público ao redor.
A primeira instalação artística da história foi o "Merz Boo", ou "Casa Merz", o apartamento do poeta e artista plástico Kurt Schwitters, transformado por ele em uma obra de arte, de 1926, na cidade alemã de Hanôver.

Alguns artistas

 
Doris Salcedo, Bienal de Stambul, 2003