segunda-feira, 7 de julho de 2014

Cubismo

Cubismo

"Há pintores que convertem o sol em uma mancha amarela, e há outros que com o auxílio de sua arte e sua inteligência convertem uma mancha amarela no sol." Pablo Picasso.

           Cubismo é um movimento artístico que surgiu no século XX, nas artes plásticas, tendo como principais fundadores Pablo Picasso e Georges Braque e tendo se expandido para a literatura e a poesia pela influência de escritores como Guillaume Apollinaire, John dos Passos e Vladimir Maiakovski. O quadro "Les demoiselles d'Avignon", de Picasso, 1907 é conhecido como marco inicial do Cubismo.
Nele ficam evidentes as referências a máscaras africanas, que inspiraram a fase inicial, juntamente com a obra de Paul Cézanne. Historicamente o Cubismo originou-se na obra de Cézanne, pois para ele a pintura deveria tratar as formas da natureza como se fossem cones, esferas e cilindros. Entretanto, os cubistas foram mais longe do que Cézanne. Passaram a representar os objetos com todas as suas partes num mesmo plano. É como se eles estivessem abertos e apresentassem todos os seus lados no plano frontal em relação ao espectador. Na verdade, essa atitude de decompor os objetos não tinha nenhum compromisso de fidelidade com a aparência real das coisas. O movimento cubista evoluiu constantemente em três fases:

O Cubismo Cézanniano ou Cubismo Pré-analítico foi a fase que iniciou o movimento do cubismo. Esta fase foi fortemente marcada pela obra de Cézanne, sobretudo no carácter analítico das formas e planos de cor, que influenciou a análise de paisagens e objectos. Também a arte africana foi uma das grandes bases do cubismo devido às suas formas simplificadas e às volumetrias duras. Pablo Picasso era um colecionador de fotografias, e formou uma coleção de imagens da arte primitiva das máscaras dos povos africanos. Esta influência aparece pela primeira vez numa obra de Picasso em 1907, Les Demoiselles d'Avignon, inaugurando a chamada "Fase negra" do pintor. Deu origem a uma fase seguinte, mais pensada e desenvolvida, o cubismo analítico. "Mulher jovem", de Pablo Picasso.


Cubismo Analítico - (1909) nessa fase, os objetos e pessoas representadas quebram-se em muitas faces, decompõem-se. O artista procura a visão total da figura, examinando-a em todos os ângulos ao mesmo tempo. E devido à fragmentação excessiva dos objetos, tornou-se quase impossível a identificação das figuras. As cores eram poucas. Pretos, cinza, tons de marrom e ocre, a pintura era feita com diversos tons da mesma cor. Picasso e Braque são os pintores mais importantes desta fase. Composição com vaso azul", de Fernand Léger(1918). Cubismo Sintético - (1911) essa fase buscou recuperar um pouco as formas “identificáveis”, com cores mais fortes e composições mais decorativas. Deu preferência às formas arredondadas e menos angulosas Outra característica dessa fase do cubismo foi a utilização da colagem com a introdução de elementos no quadro, como letras, números, pedaços de jornal, vidros, madeira etc. Era uma alusão à presença real do objeto. Juan Gris e Fernand Legér são os pintores mais importantes dessa fase.


 Cubismo Sintético - (1911) essa fase buscou recuperar um pouco as formas “identificáveis”, com cores mais fortes e composições mais decorativas. Deu preferência às formas arredondadas e menos angulosas


Outra característica dessa fase do cubismo foi a utilização da colagem com a introdução de elementos no quadro, como letras, números, pedaços de jornal, vidros, madeira etc. Era uma alusão à presença real do objeto.

Juan Gris e Fernand Legér são os pintores mais importantes dessa fase.



Fonte: http://aartecubista.blogspot.com.br/